OMS elogia papel "exemplar" da China em luta contra o ebola
A Organização Mundial da Saúde (OMS) elogiou na quinta-feira (22) o importante papel da China no combate ao surto de ebola e o descreveu como "exemplar" para a comunidade internacional. A diretora geral da OMS, Margaret Chan, fez as declarações durante uma reunião com o primeiro-ministro chinês Li Keqiang.
Publicado 23/01/2015 10:56

Chan indicou que a luta contra o ebola continua enfrentando enormes desafios e pediu à comunidade internacional e aos países afetados pelo vírus que trabalhem juntos para enfrentá-lo. A funcionária acrescentou que a OMS está disposta a cooperar estreitamente com a China, elevar o nível de consciência e coordenar todas as partes para obter a vitória final.
Ao descrever o surto de ebola como um dos principais desafios que o mundo encarou desde o ano passado, Li disse que o povo chinês tem solidariedade com as pessoas das áreas afetadas pelo ebola.
"A China executou seu maior programa de ajuda na área da saúde desde o surto de ebola, ofereceu diversas rodadas de ajuda financeira à África, enviou centenas de profissionais médicos e especialistas em saúde pública ao local e treinou trabalhadores médicos locais", acrescentou Li.
O primeiro-ministro disse que a China cumprirá seu dever como importante país em desenvolvimento e que continuará fazendo tudo o que esteja em seu poder para ajudar, junto com a comunidade internacional, os países afetados pelo ebola.
"A China também ajudará os países africanos a desenvolver seu sistema de segurança na área de saúde para que possam se adaptar à época pós-ebola", disse o primeiro-ministro, acrescentando que Pequim valoriza enormemente a cooperação sólida com a OMS e que continuará oferecendo apoio.
Li chegou na terça-feira (20) à Suíça para participar da reunião anual do Fórum Econômico Mundial (FEM) em Davos e realizar uma visita de trabalho ao país.
Fonte: Agência Xinhua