Em mensagem aos venezuelanos, Maduro anuncia medidas econômicas
O presidente venezuelano, Nicolás Maduro, transmite nesta quarta-feira (21), sua mensagem anual ao povo, diante da Assembleia Nacional. O mandatário adiantou o anúncio de um conjunto de medidas encaminhadas para acelerar a transição econômica em direção ao socialismo produtivo.
Publicado 21/01/2015 12:32
“Em primeiro lugar, as novas ações buscam proteger o povo, os humildes, os trabalhadores, os idosos, os jovens e os estudantes, porque visa ampliar o investimento social e outros planos em seu benefício”, disse Maduro.
As decisões de caráter econômico visam estimular o desenvolvimento e o crescimento do país, segundo informou o mandatário. “Algumas delas serão destinadas a otimizar a entrada de divisas, tanto do petróleo quanto de outras fontes de financiamento”, agregou Maduro.
A democratização da renda petrolífera, que permitiu ampliar o investimento social e reduzir os níveis de pobreza é um dos resultados positivos dos últimos 15 anos de governo, ressaltado em um informe publicado recentemente por Elias Jaua, vice-presidente do Socialismo Territorial.
Ao universalizar a redistribuição de renda, a “revoluçao venezuelana” duplicou o investimento social. Enquanto em 1998, 21% dos lares venezuelanos se encontrava em condições de pobreza extrema, em 2014 esse indicador caiu para 5,5%. Da mesma forma, entre 1998 e 2013, o nível de pobreza teve uma redução 30%.
O presidente venezuelano denunciou uma suposta “campanha internacional para prejudicar o governo e os avanços sociais obtidos nos últimos tempos”.
Fonte: Prensa Latina