Oficinas, saraus e exposições agitam pré-bienal pernambucana

As pré-bienais estão a todo vapor pelos quatro cantos do país, num momento intenso de mobilização para a 9ª Bienal da UNE, que acontece entre os dias 1 e 6 de fevereiro, na capital carioca. No próximo sábado (24) é a vez da galera de Pernambuco agitar mais uma etapa preparatória para o maior festival estudantil da América Latina com oficinas, debates e exposições em plena Rua da Moeda, o principal ponto de encontro dos estudantes, localizado no Recife Antigo.

Rua da Moeda no Recife - Reprodução

Organizado pela União dos Estudantes de Pernambuco (UEP), o evento promete ocupar as ruas pernambucanas com muita arte e cultura. “É uma oportunidade de entrosar a galera que vai para a 9ª Bienal da UNE no Rio, e também fomentar a participação estudantil nas atividades culturais da cidade. Um momento de celebração da cultura jovem”, falou a presidente da entidade, Melka Pinto.
A programação contará com um debate intitulado “Vozes do Brasil – Construindo a Brasilidade na perspectiva de Pernambuco’’ e com o lançamento do bloco carnavalesco ‘’Reforma Política e Eleições Limpas’’.

Entre os convidados estarão a diretora de cultura da UNE, Patrícia Matos, a presidenta da UNE, Virgínia Barros, a vice-presidenta da OAB- PE,Adriana Coutinho, o produtor cultural e coordenador da 8° Bienal da UNE, Rafael Buda,o secretário de Cultura do Estado, Marcelino Granja e a poetisa e secretária do Meio Ambiente no estado, Cida Pedrosa.

Bienal da UNE

O maior festival estudantil da América Latina se integra às comemorações dos 450 anos da capital Rio de Janeiro e desembarca na cidade nos dias 1 a 6 de fevereiro de 2015. São esperados mais de 10 mil estudantes de todas as partes do país para celebrar a diversidade cultural produzida dentro e fora das universidades brasileiras.

A nona edição da Bienal traz o tema “Vozes do Brasil” e faz um convite à reflexão sobre a linguagem no Brasil, a variabilidade linguística e seus diferentes registros, a relação da fala e da escrita com os diferentes lugares sociais de um país ainda marcado por fortes desigualdades.

Leia mais: 
Pré-Bienal em São Gonçalo discute ocupação dos espaços públicos
Estudantes do Amazonas se preparam para Bienal da UNE
UEE-SP organiza pré-Bienal da UNE
Prazo para inscrever trabalhos na Bienal da UNE foi prorrogado

Fonte: UNE