Encontro discute intolerância religiosa e liberdade de expressão
A União de Negros pela Igualdade (Unegro), o Afrogabinete de Articulação Institucional e Jurídica (Aganju) e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) realizam, nesta quarta-feira (21/1), em Salvador, uma mesa-redonda para discutir a Intolerância Religiosa e a Liberdade de Expressão. O encontro será na sede estadual da OAB, no Centro da capital baiana, a partir das 9h.
Publicado 20/01/2015 16:53 | Editado 04/03/2020 16:14
O debate acontece em um momento de tensões entre a liberdade de expressão e a intolerância religiosa, por conta do caso do jornal francês Charlie Hebdo. A publicação faz sátiras às religiões e, por conta disso, perdeu jornalistas, em um ataque de terroristas islâmicos que deixou 12 mortos e 11 feridos.
Além disso, a mesa-redonda acontece no Dia Municipal e Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro. A autora da lei municipal que incluiu a data no calendário oficial de Salvador – a lei também inspirou a proposta nacional -, a ex-vereadora Olívia Santana, do PCdoB, também estará no evento.
Olívia é hoje secretária estadual de Políticas para as Mulheres e a pasta também participa da organização do debate. Além da autora da lei, também estarão presentes o presidente da Ordem, Luiz Viana; o professor e advogado Samuel Vida; a ialorixá Mãe Jaciara e o jornalista da Associação Bahiana de Imprensa (ABI) Ernesto Marques.
Da Redação.