Congressistas dos EUA fazem primeira visita oficial a Cuba
Uma delegação de congressistas democratas dos Estados Unidos visitou Cuba neste final de semana, na primeira visita de representantes norte-americanos à ilha desde o anúncio da retomada de relações entre Havana e Washington, segundo o site Cuba Debate.
Publicado 19/01/2015 14:30
O grupo fo encabeçado pelo senador democrata Patrick Leahy, um dos parlamentares mais ativos no tema da política exterior com Cuba. “Quero ver como serão as mudanças e vamos ter a oportunidade de falar com muita gente. Vou conversar com o presidente Barack Obama quando voltar aos EUA”, disse Leahy.
Não é a primeira vez que Leahy visita Cuba: em fevereiro de 2013, o senador fez uma visita oficial e chegou a ser recebido pelo presidente Raúl Castro, em uma cerimônia no capitólio de Havana. No mês passado, Patrick voltou a Cuba, desta vez por apenas 30 minutos, quando foi buscar o prisioneiro Alan Gross, solto pelo governo local como parte do acordo assinado com os EUA.
Além de Patrick Leahy, também foram a Cuba Richard Durbin, Debbie Stabenow, Sheldon Whitehouse, Chris Van Hollen e Peter Welch.
Cuba e Estados Unidos retomaram as relações diplomáticas em dezembro, em um acordo surpreendente anunciado por Barack Obama e Raúl Castro. Na ocasião, o governo norte-americano liberou cinco prisioneiros cubanos que estavam nos Estados Unidos e, por sua vez, Havana libertou Alan Gross, que estava preso há anos na ilha. Neste ano se espera que novas aproximações ocorram entre os dois países.
Fonte: Revista Brasileiros