Juca Ferreira assume pasta da Cultura na segunda (12)
O novo ministro da Cultura, Juca Ferreira, recebe o cargo da ministra interina, Ana Cristina Wanzeler, nesta segunda-feira (12), em solenidade marcada para às 10h30, no Teatro Funarte Plínio Marcos, em Brasília.
Publicado 11/01/2015 11:15
Nos últimos dois anos, Ferreira foi secretário municipal de Cultura de São Paulo. Antes, ocupou o cargo de ministro da Cultura, no período de julho de 2008 a dezembro de 2010.
A solenidade de transmissão de posse é aberta ao público e contará com a presença de artistas, grupos e coletivos culturais, movimentos sociais e representantes de Pontos de Cultura e de vários segmentos da diversidade cultural brasileira.
No início e no final, serão realizadas apresentações culturais dos grupos Seu Estrelo e o Fuá de Terreiro e Orquestra de Laptops de Brasília. O evento terá transmissão ao vivo pelo portal do MinC.
À tarde, Juca Ferreira terá uma extensa agenda com reunião com os secretários estaduais de Cultura e uma roda roda de conversa, aberta ao público, que também será transmitida ao vivo pelo portal do Ministério da Cultura, com artistas, autoridades e agentes culturais. Todas as atividades serão realizadas no Teatro Plínio Marcos, em Brasília.
Durante todo o dia, o portal e as redes sociais do Ministério da Cultura darão visibilidade à cobertura colaborativa da solenidade de posse e da roda de conversa, com posts, textos, fotos e vídeos. No Twitter, será utilizada a hashtag #VivaCultura.
Biografia
Nascido em Salvador, na Bahia, Ferreira atuou na militância estudantil, tendo sido eleito presidente da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes) em 1968. Não chegou a assumir o cargo, já que a eleição ocorreu no mesmo dia da instituição do AI-5.
Atuou na resistência ao regime militar, o que lhe rendeu nove anos de exílio no Chile, na Suécia e na França. De volta ao Brasil, após a Anistia, trabalhou como assessor especial da Fundação Cultural do Estado da Bahia, onde desenvolveu diversos projetos ligados à área cultural.
Em 1981, iniciou militância na área ambiental. Em 1988, filiou-se ao Partido Verde (PV). Na década de 90, foi secretário de Meio Ambiente da cidade de Salvador e presidente da Associação Nacional de Municípios e Meio Ambiente.
Foi eleito duas vezes vereador pela capital baiana, em 1993 e em 2000. Durante a segunda legislatura, em 2003, foi convidado por Gilberto Gil para assumir a Secretaria-Executiva do Ministério da Cultura, cargo que exerceu por cinco anos e meio. Com a saída de Gil, assumiu o ministério de julho de 2008 até o final do governo do ex-presidente Lula.
Em sua primeira gestão à frente do Ministério da Cultura, Ferreira trabalhou na construção de importantes projetos de lei, como o do Vale-Cultura e do ProCultura, na modernização do direito autoral e na consolidação do Programa Cultura Viva, atualmente Política Nacional de Cultura Viva, que busca fomentar atividades culturais já existentes por meio dos Pontos de Cultura e das manifestações culturais da diversidade brasileira.
Ferreira substitui a paraense Ana Cristina Wanzeler, que assumiu o Ministério da Cultura interinamente após a saída da ex-ministra Marta Suplicy, em novembro de 2014.
Fonte: Portal Brasil