Maranhão institui eleições diretas para diretores de Escolas Estaduais
Os estudantes secundaristas do Maranhão iniciaram o ano com uma vitória. Durante o discurso de posse, o governador Flavio Dino, anunciou o decreto que vai instituir a gestão democrática nas escolas com eleições diretas para diretores. Esta já era uma bandeira antiga de luta do movimento estudantil no estado.
Publicado 06/01/2015 10:54
Este compromisso do governador contempla as demandas defendidas pela Plataforma Eleitoral da Ubes. Ainda durante a campanha eleitoral, Flávio Dino foi o único candidato a participar do 1º Encontro de Grêmios de São Luís, e se comprometeu com a luta da juventude.
“Escola é uma coisa tão séria, tão importante, que o diretor não pode ser escolhido só pelo governador, segundo critérios individuais. Vamos ainda neste ano realizar eleições diretas para diretor em todas as escolas estaduais, desde logo convido os prefeitos a fazerem o mesmo nas escolas municipais, de modo que tenhamos escolas plenamente democráticas em nosso estado e a serviço da comunidade”, afirmou Dino em seu discurso de posse.
Para a diretora da Ubes no Maranhão, Jaine Santos, “o movimento estudantil escreve uma nova história, vitórias que irão repercutir e mudar a vida de cada estudante maranhense”. Ela aponta ainda que atualmente as escolas públicas estão à mercê de um longo período de autoritarismo e esta medida anunciada pelo governador é o primeiro passo para uma educação democrática.
Do Portal Vermelho, com Ubes