Irã se recusa a abandonar seus princípios para obter acordo nuclear
O presidente iraniano, Hassan Rouhani, reiterou que seu país nunca renunciará seus princípios para obter um acordo nas negociações sobre temas nucleares.
Publicado 06/01/2015 09:23

Em sua intervenção durante o primeiro Fórum sobre a Economia do Irã, Rouhani expressou que seu país mantém a disposição de estender pontes nas conversas sobre seu desenvolvimento nuclear que há 12 anos são realizadas com os países que integram o grupo G5+1, segundo aponta o jornal Tehran Times.
O presidente esclareceu durante o evento que se o Irã decidir atuar de maneira transparente e deter temporariamente certos tipos de enriquecimentos nucleares, isso não significa uma renúncia a suas ideais e princípios.
Para o mês de janeiro prevê-se a retomada das negociações com representantes do G5+1 composto pelos países membros do Conselho de Segurança da ONU (EUA., Reino Unido, França, Rússia e China), mais a Alemanha, com o objetivo de avançar para a assinatura de um pacto o mais tardar em julho de 2015.
Várias potências ocidentais encabeçadas pelos EUA alegam supostos fins militares do programa nuclear iraniano para justificar a aplicação de sanções econômicas com as quais buscam frear o desenvolvimento do país, enquanto que Teerã rechaça tais acusações e sustenta seu direito ao emprego do átomo com finalidade pacífica.
Fonte: Prensa Latina