Chico Lopes: A pátria educadora e o novo ensino médio

Por *Chico Lopes

A reforma do ensino médio vem sendo debatida há alguns anos pelos educadores, em uma discussão que precisa ser ampliada para a sociedade como um todo, neste momento em que a presidente Dilma Rousseff coloca a educação como tema central de seu segundo mandato. Recebemos com entusiasmo, expectativa e muita disposição esse renovado compromisso da presidente com uma pátria educadora, na qual possamos avançar rumo a uma escola mais atraente para nossos jovens, de maior papel em sua visão de mundo, gerando novas possibilidades de inclusão, protagonismo e justiça social.

A partir deste ano, teremos uma grande oportunidade de expandir esse debate, no plano nacional, também com a presença do ex-governador Cid Gomes no Ministério da Educação. O novo ministro já destacou como tarefa a reforma do ensino médio e frisou, corretamente, a necessidade de as mudanças virem somente após um amplo debate.

Temos realizado essa discussão no Congresso Nacional, integrando a Comissão Especial de Reformulação do Ensino Médio, promovendo debates e audiências públicas, também no Ceará. Entre as principais sugestões estão a ampliação da carga horária do ensino médio, a divisão do currículo em quatro áreas (linguagens, matemática, ciências humanas e ciências da natureza), o destaque para filosofia e sociologia, a formulação de uma base curricular nacional e de currículos específicos para as realidades locais.

A reforma do ensino médio também passa por conquistas que alcançamos após muita luta e que viabilizarão um novo patamar para a educação no Brasil: 10% do PIB para investimento no setor e 50% do fundo social do pré-sal ajudarão a tirar do papel as metas ousadas do Plano Nacional de Educação, como a escola em tempo integral.

Neste novo ciclo de compromisso com a educação como prioridade das prioridades, devemos reforçar a mobilização de todos para que possamos de fato avançar nesse objetivo. Incluindo a reforma do ensino médio e o imprescindível cuidado com a formação e a valorização do professor. Para que mais conquistas venham a fazer a diferença, definitivamente, em um Brasil educado e educador.


*Chico Lopes é deputado federal (PCdoB/CE)

Fonte: O Povo


Opiniões aqui expressas não refletem necessariamente as opiniões do site.