Dicas literárias para um natal Vermelho

 A blogueira Cynara Menezes do blog “Socialista Morena” fez uma seleção de livros, em seu blog, como dica de leituras para o natal. Entre eles está uma obra de Chico Buarque e dois livros sobre a ditadura militar. Confira a seleção:

Infância Roubada – Editado pela Comissão da Verdade de São Paulo “Rubens Paiva” e organizado pela jornalista Tatiana Merlino, o livro conta a história das crianças vítimas da tortura durante o regime militar. Foram colhidos 44 depoimentos de sobreviventes, hoje adultos, desse trauma absurdo. Tocante e revoltante, para não esquecermos jamais dos horrores da ditadura. O livro é distribuído gratuitamente pela comissão, mas o número de exemplares é limitado.

A Casa da Vovó – Durante dez anos, o jornalista Marcelo Godoy ouviu os agentes da repressão para contar a história do famigerado DOI-Codi, em São Paulo, principal centro de tortura da ditadura militar. “Casa da vovó” era como os policiais chamavam o lugar, palco de choques elétricos, paus-de-arara, afogamentos e outras técnicas horripilantes. Foi lá que morreram “suicidados” o operário Manoel Fiel Filho e o jornalista Vladimir Herzog (na verdade, torturados até a morte).

O Irmão Alemão – Obra “jornalística” de Chico Buarque. O pai Sergio Buarque teve um filho na juventude, na Alemanha, mas ninguém nunca ouviu falar, porém, quando Chico descobriu o possível parente, partiu para a Europa em busca do irmão perdido. A história rendeu um romance do mesmo escritor de Leite Derramado, Budapeste e Benjamim.

Fonte: Carta Capital