Farc insistem em cessar-fogo bilateral para avançar em processo de paz
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia – Exército do Povo (Farc-EP) insistiram, nesta quarta-feira, em um cessar-fogo bilateral como mostra de apoio aos diálogos de paz em Havana.
Publicado 25/12/2014 09:14
Destacaram o espírito de harmonia na região em busca de reaproximação entre Estados Unidos e Cuba. No texto do comunicado oficial de final de ano as Farc-EP ressaltaram “que os ventos de paz que sopram entre Havana e Washington começaram a romper os muros em ruínas da intransigência imposta para fazer curvar um povo digno”.
Para o grupo guerrilheiro este é um bom sinal de paz para a América Latina, em mensagem enviada aos Estados Unidos pedem que o país admita que tentou isolar Cuba por 50 anos, mas na verdade, a nação norte-americana foi que resultou isolada.
No último dia 17 de dezembro os presidentes de Cuba, Raúl Castro, e dos EUA, Barack Obama, anunciaram um acordo histórico para iniciar um processo de normalização das relações diplomáticas bilaterais, cortadas desde 1961, com contempla a abertura de embaixadas em ambos os países nos próximos meses.
As Farc, que começaram no último sábado (20) um cessar-fogo unilateral e indefinido, voltaram a insistir em um pedido ao Governo de Juan Manuel Santos que a trégua seja bilateral.
“Com este passo de cessar-fogo unilateral e indefinido que nós demos, queremos deixar claro a mensagem de que não há maneira melhor de acabar com o conflito do que chegar a uma trégua bilateral”, reiteraram na mensagem.
Fonte: Telesur