Cuba no plano internacional em 2014

Um trabalho especial realizado pela redação da agência Prensa Latina destaca o trabalho de Cuba para levar adiante o fortalecimento de suas relações com o mundo.

Alba comemora 10 anos com Cúpula em Cuba - Prensa Latina

Durante 2014 Cuba recebeu numeroso chefes de Estado e de Governo, assim como vice-presidentes e chanceleres. Da mesma forma, congratulou reuniões como a 2º Cúpula da Celac, as cúpulas da Alba e do Caricom.

O presidente cubano Raúl Castro recebeu, no início do ano, sua homônima brasileira Dilma Rousseff durante a 2ª Cúpula da Celac em Havana. Durante o encontro, os chefes de Estado
estabeleceram acordos a favor de ambas as nações.

Mais adiante, Raúl saudou o presidente mexicano, Enrique Peña Nieto, onde constataram boas relações bilaterais. Com o Equador Cuba também firmou convênios em matéria de saúde, educação e recursos hídricos.

Os presidentes da Rússia, Vladimir Putin e da China Xi Jinping, respectivamente, também foram recebidos pela ilha do Caribe. Durante os encontros ratificaram a colaboração no setor energético, educativo, cultural e a disposição de seguir aprofundando os vínculos com o Governo cubano.
O presidente Raúl Castro também confirmou sua assistência na 7ª Cúpula das Américas, a ser realizada em 2015 no Panamá, em resposta ao convite da vice-presidente e chanceler daquele país, Isabel de Saint.

Outros chanceleres também visitaram a ilha caribenha, entre eles o francês Laurent Fabius e o neozelandês Murrai Stuart Mcully. Os ministros de Relações Exteriores da Espanha, José Manuel García-margallo, de Belarus, Vladimir Makei, o primeiro ministro vietnamita, Nguyen Tan Dung e o das Ilhas Salomão, Gordon Darcy Lilo.

Fonte: TeleSur