China desenvolverá modernização agrícola

A China concluiu na terça-feira (23) uma conferência de trabalho rural e prometeu impulsionar a modernização agrícola através de reforma e inovação.

Campo de plantio na China

A China atingiu um grande progresso no desenvolvimento rural em 2014, mas está enfrentando desafios "sem precedentes" se deseja obter o desenvolvimento sustentado e estável no setor agrícola, diz um comunicado publicado depois da conferência central de dois dias.

O país prometeu fazer mais esforços para acelerar a modernização agrícola a fim de aumentar o potencial de consumo dos agricultores e estimular o investimento em infraestrutura rural.

Um setor agrícola em expansão também gerará novos motores para impulsionar o crescimento econômico da China, diz o comunicado.

"A segurança alimentar é a maior prioridade da China durante o processo de modernização agrícola. A China continuará sendo em grande parte autossuficiente em cereais e manterá os produtos básicos completamente seguros", indica o documento.

Para impulsionar a administração de grande escala, a China guiará a transferência ordenada dos direitos de administração de terras agrícolas a novas entidades agrícolas.

Também vai elaborar mais políticas preferenciais e intensificar o apoio financeiro para realizar o desenvolvimento rural.

A Conferência Central de Trabalho Rural é um evento anual em que os formuladores de política chineses deliberam e definem as políticas rurais para o próximo ano.

Fonte: Agência Xinhua