Evento marca início das atividades do PELC no Ceará
A solenidade realizada na manhã da última segunda-feira (22/12) reuniu cerca de mil pessoas e foi marcada pela empolgação dos coordenadores e agentes sociais do Programa Esporte e Lazer da Cidade (PELC), além de gestores, atletas e presidentes de federações. O evento marca autorização do Ministério do Esporte (ME) para o início do programa no Ceará.
Publicado 23/12/2014 10:38 | Editado 04/03/2020 16:26
Durante a solenidade, o Secretário Estadual do Esporte, Gilvan Paiva, destacou a importância da parceria com o Ministério do Esporte, através da Secretaria Nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social (Snelis) e o Governo do Estado do Ceará ressaltando que o PELC será fundamental para fomentar o lazer nos municípios cearenses.
O senador Inácio Arruda (PCdoB-CE), que também participou da solenidade, reafirmou a importância do PELC para o Ceará. Ele lembrou que se trata do estado com a maior unidade do programa do Brasil e o resultado do trabalho desenvolvido pode ser percebido na plateia do auditório. “Um programa importantíssimo como esse, que mistura a cultura o lazer e o esporte, tem que começar com uma apresentação de capoeira que é a nossa cara, não por que não sabemos fazer outra coisa, mas porque é nosso, e é bom,” ilustrou o clima do programa citando apresentação de abertura da solenidade com a participação de capoeiristas.
A atleta, campeã por quatro vezes consecutivas no Supersurf, Tita Tavares, foi a primeira a assinar o termo de compromisso, e vai atuar em um núcleo do esporte na comunidade do Titanzinho, em Fortaleza. Para a atleta, o PELC será importante para resgatar crianças, jovens e adultos carentes e os agentes sociais devem utilizar esse programa como ferramenta nesse processo e que ele no futuro possa gerar para o Ceará “grandes Titas e grandes Medinas”.
O sentimento de esperança também é compartilhado pelo coordenador Gerson Lelis, do município de Aratuba. “O programa é fundamental para a socialização da comunidade e as expectativas são as melhores possíveis, a comunidade aguarda o PELC e agradece a Secretária do Esporte pelo trabalho desenvolvido”.
Saiba mais
No Estado, o programa atenderá 40 mil beneficiados em 100 núcleos localizados em 56 municípios. Além disso, o PELC emprega 715 profissionais, dentre coordenadores de núcleos, coordenadores pedagógicos e agentes sociais.
Também compuseram a mesa de abertura, o Secretário Executivo do Esporte do Estado do Ceará, Haroldo da Silva Abreu; o Secretário Executivo Municipal de Fortaleza do Esporte, Antônio Carlos Campelo; a Prefeita de General Sampaio, Ediene Monteiro; o Prefeito de Pindoretama, Valdemar Araújo; a Secretária de Cultura e Esporte de Pires Ferreira, Sthephanny Lima; a atleta Tita Tavares e a coordenadora do PELC no Ceará, Rejane Batista.
Estiveram presentes na solenidade, o Prefeito de Itaiçaba, José Orlando; o Prefeito de Tianguá, Jean Azevedo; o Prefeito de Morada Nova; Gleuber Castro; o Prefeito de Salitre, Rondilson Ribeiro; além do Secretário do Esporte de Fortaleza, Márcio Lopes; do Secretário de Esporte e Cultura de Farias Brito, Nailson Carvalho; do Secretário do Esporte de Paracuru, José Emanuel Melo e do Coordenador do Esporte de Cascavel, José Sérgio de Lima.
Fonte: Assessoria da Sesporte