Cristina Kirchner comemora anúncio de reaproximação de Cuba e EUA
A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, interrompeu nesta quarta-feira (17) os discursos dos chefes de Estado na 47ª Reunião de Cúpula do Mercosul, para anunciar o restabelecimento das relações diplomáticas entre os Estados Unidos e Cuba, após mais de 50 anos.
Publicado 17/12/2014 17:23
Ela disse que a região estava vivendo um “momento histórico” e parabenizou o governo cubano, por ter “defendido seus ideais” e “mantido a dignidade”, apesar do bloqueio econômico imposto pelos Estados Unidos há mais de meio século. Cristina Kirchner, anfitriã da cúpula do bloco, fez o anúncio logo depois do discurso da presidenta brasileira Dilma Rousseff.
Ao discursar, Dilma Rousseff fez uma homenagem ao presidente uruguaio, José Pepe Mujica, que entregará o cargo a seu sucessor, Tabaré Vasquez, no dia 1° de marco. Com lágrimas nos olhos, Dilma Rousseff disse que foi “um privilégio” tê-lo conhecido e manifestou seu “enorme agradecimento” por ter contado com a colaboração dele enquanto estava à frente do governo uruguaio.
“Seu legado foi sempre uma inspiração para todos nós”, disse a presidenta, fazendo com que todos os chefes de governo presentes se levantassem para aplaudir Mujica.
“Não nasci presidente, mas sou um trabalhador social”, respondeu o presidente do Uruguai. Em seu discurso, Mujica defendeu não apenas o fortalecimento da integração regional, como também a relação do Mercosul com a China.
Fonte: Agência Brasil