China avalia como positivos os esforços na Cúpula do Meio Ambiente
A China ressaltou, nesta semana, os aspectos positivos do acordo de Lima sobre a mudança climática, que obriga todos os países a ter objetivos mensuráveis de emissões dos gases do efeito estufa.
Publicado 16/12/2014 09:37
"A China fez esforços positivos para esses resultados", declarou o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores, Qin Gang.
Qin fez o comentário depois do encerramento das negociações anuais da ONU sobre o clima realizadas no domingo (14), em Lima, capital do Peru. As negociações atingiram um resultado aceitável, mas longe do satisfatório, deixando muitos temas não resolvidos antes da conferência de Paris, em dezembro de 2015.
Os negociadores de mais de 190 países e organizações acertaram que os governos apresentarão planos para reduzir suas emissões de gases do efeito estufa até 31 de março de 2015 para formar a base de um acordo global programado para Paris.
Qin recordou a forma com que a China e os Estados Unidos, os dois maiores emissores de gases no mundo, anunciaram em conjunto seus objetivos antes da conferência de Lima, dizendo que essa ação criou uma atmosfera positiva para essa reunião.
A China continuará trabalhando em um novo acordo em Paris, impulsionando um sistema de cooperação de benefício mútuo sobre o tema do clima, afirmou Qin.
Fonte: Xinhua