Programa Academia da Saúde promove uma vida mais saudável
As atividades físicas aliadas a uma alimentação adequada e saudável promovem a saúde e contribui para melhoria da qualidade de vida. Para quem procura uma forma de dar o pontapé inicial e abandonar o sedentarismo existe o Programa Academia da Saúde. Lançado em 2011, o programa conta com a atuação conjunta das áreas de vigilância e atenção à saúde no Sistema Única de Saúde (SUS).
Publicado 14/12/2014 16:25
O Programa Academia da Saúde não é um serviço isolado. Compõe a rede de atenção à saúde, como um estabelecimento de saúde da Atenção Básica, assim como as Unidades básicas de Saúde (UBS), fazendo parte das linhas de cuidado que contribuem com a promoção da saúde e produção do cuidado dos usuários.
O Ministério da Saúde incentiva a construção de academias públicas que funcionam articuladas com as Unidades Básicas de Saúde (UBS) nos estados. Atualmente, há mais de 3.774 mil polos habilitados para a construção em mais de 2.700 municípios do País. Destes, 934 polos já estão prontos e funcionando nas quatro regiões do País.
Antes do início das atividades, é feita uma avaliação das condições de saúde física com um profissional de saúde para encaminhamento e orientação sobre a atividade mais adequada. As atividades ocorrem de acordo com as necessidades e possibilidades de cada um.
As atividades realizadas visam melhora do estado geral de saúde que engloba, entre outras coisas, o condicionamento cardiorrespiratório, consciência corporal, flexibilidade, força e coordenação motora geral, além da construção de vínculo com o serviço e com os profissionais de saúde.
Para saber onde está a Academia da Saúde mais próxima de você procure a Secretaria Municipal de Saúde.
Fonte: Blog da Saúde