Sesporte lança Projeto Viva+ para comunidades terapêuticas
Será lançado, nesta quinta-feira (11/12), a partir das 14h, no Auditório Blanchard Girão, mais uma edição do Projeto Viva Mais, que visa a inclusão e a melhoria da qualidade de vida de dependentes, com situação abaixo da linha pobreza e que estejam em sistema de internato nas comunidades terapêuticas.
Publicado 10/12/2014 23:23 | Editado 04/03/2020 16:26
O projeto irá atender 14 núcleos com a realização de atividades esportivas, recreativas, lúdicas e de lazer, ministradas por educadores físicos, contribuindo assim com a reabilitação. Nesse primeiro dia de atividades será realizada a formação técnica e prática com educadores, monitores e representantes das comunidades.
Segundo Jorge Pimentel, um dos coordenadores desta edição do Projeto Viva Mais, as comunidades terapêuticas contam hoje com equipes multidisciplinares, onde os educadores físicos realizam atividades físicas orientadas que trazem benefícios como a melhoria do condicionamento físico, resgate das valências físicas perdidas, tais como o equilíbrio, agilidade, velocidade e força, além da melhoria dos fatores psicossociais, a ressocialização, o trabalho cooperativo e o benefício lúdico da prática esportiva. O coordenador ainda afirma que as atividades desenvolvidas possibilitam um controle da ansiedade e a regulação do sono em função dos gastos energéticos.
Pimentel é integrante do Instituto Volta ao Caminho, entidade aprovada pela Chamada Pública 2014 da Secretaria do Esporte do Estado do Ceará (Sesporte) para realizar essa edição do Projeto Viva Mais, e destaca o “respeito que o Governo do Estado do Ceará, está tendo com as comunidades terapêuticas, em especial o uso do esporte para o tratamento dos dependentes”.
Para o Secretário do Esporte do Estado do Ceará, Gilvan Paiva, o lançamento deve ser celebrado como uma importante ação estadual de inclusão social através do esporte, o que ressalta a construção das ações voltadas para criação de políticas públicas que democratizem o esporte e o tornem um vetor de transformação da sociedade.
Saiba mais
As modalidades esportivas e atividades previstas no projeto são: futsal, vôlei, basquete, futebol de campo, badminton; atividades complementares: peteca, frescobol, bambolê; jogos de raciocínio: UNO, monopoly deal, jenga, mastermind senha, cilada, hora do rush; e jogos de tabuleiro: dama, xadrez e dominó.
Fonte: Assessoria da Sesporte