China: Líder do Kuomintang renunciou por fracasso nas urnas

O líder do partido dirigente taiwanês Kuomintang, Ma Ying-jeou, renunciou nesta quarta-feira (3) ao cargo de presidente da organização política, depois do fracasso eleitoral nas eleições de sábado, informou a agência chinesa de notícias Xinhua.

Kuomintang

Ma apresentou sua saída da chefia do Kuomintang durante uma reunião de seu Comitê Permanente celebrada em Taipei, a capital da ilha de Formosa.

Sua posição será ocupada interinamente por Wu Deng-yih, o primeiro dos sete vice-presidentes do Kuomintang, e Hung Hsiu-chu, terceiro nessa faixa, será o secretário geral interino em substituição de Tseng Yung-chuan.

Ma tinha adiantado ontem que deixaria seu cargo como presidente do Kuomintang e que assumia a responsabilidade da grande derrota de seu partido nas eleições celebradas no sábado.

"Preciso pedir desculpas por desapontar todos nossos seguidores e os que se dedicaram ao Partido e devo refletir profundamente sobre este fracasso", declarou ontem o dirigente que chamou a manter a calma e fortalecer a unidade interna e os valores da entidade política.

Na segunda-feira todos os servidores públicos da administração taiwanesa apresentaram sua renúncia devido ao descalabro do Kuomintang nas eleições, que ganhou seis condados e prefeituras de cidades frente aos 13 atingidos pelo opositor Partido Democrático Progressista.

Fonte: Prensa Latina