China pede que Japão trate de forma adequada questões sensíveis
A China pediu que Japão ponha em prática o consenso de quatro princípios atingidos recentemente pelos dois países, e trate de forma adequada as questões que são mais sensíveis as duas nações, afirmou nesta quinta-feira (27) o porta-voz do Ministério da Defesa Nacional da China, Geng Yansheng.
Publicado 28/11/2014 10:32
Geng disse que o consenso de quatro princípios é uma condição muito importante para melhorar as relações sino-japonesas, e que a China deseja que o Japão tome medidas pragmáticas.
Em relação ao mecanismo de contato marítimo entre departamentos de defesa dos dois países, Geng disse que os líderes chinês e japonês chegaram a um consenso sobre o assunto, e que a terceira negociação sobre o mecanismo já terminou.
Atualmente, o mecanismo está preparado para ser iniciado, mas, devido à atual situação entre a China e o Japão, com relações delicadas por conta de diversas divergências diplomáticas, o trabalho foi suspenso. A China deseja que o Japão tome medidas para criar condições favoráveis para que os dois lados voltem a discutir o assunto.
A China afirmou que a patrulha dos navios da Guarda Costeira da China nas águas ao redor das Ilhas Diao é uma ação de execução da soberania conforme a lei, salientando que o Japão não tem o direito de fazer comentários, ainda mais quando estes são irresponsáveis.
Fonte: Rádio China Internacional