Uma semana com Gabo em Bogotá: Intelectuais homenageiam o escritor
A partir desta terça-feira (18), intelectuais colombianos e estrangeiros homenagearão Gabriel García Márquez, durante uma semana de palestras dedicadas ao conto e ao autor de “Amor nos tempos de cólera”. A Biblioteca Nacional da Colômbia será uma das sedes das tertúlias inspiradas na arte de escrever e na versatilidade do jornalista e romancista, nascido em 1927 no povoado de Aracataca, Magdalena.
Publicado 17/11/2014 14:09
Além de narrativas, García Márquez, deixou uma série de contos como “Olhos de cão azul”, “A mulher que chegava às seis”, “Rosas artificiais” e “Diálogo do espelho”. De todos seus textos, um dos mais lidos é “Cem Anos de Solidão” (1967), uma grande metáfora junto à estirpe dos Buendía e ao mundo mágico de Macondo.
“Gabo e a música” é o título de uma das conferências criadas para refletir sobre o legado do colombiano, que recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982. Entre os palestrantes do encontro se destacam o argentino Mempo Giardinelli e o colombiano de Cali Antonio García.
Os debates são um preparatório para a entrega do Prêmio Hispano-Americano de Conto Gabriel García Márquez, previsto para o próximo dia 21 de novembro.
Gabo morreu no México no dia 17 de abril, uma década depois de publicar sua última obra: “Memórias de minhas putas tristes”.
Fonte: Prensa Latina