Agricultores ocupam Secretaria da Agricultura e Terracap em Brasília
Na manhã desta quinta-feira (13), a Companhia Imobiliária de Brasília (Terracap) e a Secretaria de Agricultura do Distrito Federal foram ocupadas por integrantes de nove movimentos sociais de luta pela terra do Distrito Federal.
Publicado 14/11/2014 10:50
Cerca de 1500 trabalhadores rurais, organizados pelo MST, MBST, MLT, MTD, Fetraf, FetaDF/Contag; Unibras, MATR e FNL, participam da ação unitária que compõe a Jornada Distrital pela Terra, Democracia e Vida.
Os trabalhadores reivindicam agilidade no processo de destinação de terras para a Reforma Agrária, principalmente das áreas já apresentadas aos dois órgãos do Governo do Distrito Federal (GDF).
“Já existem estudos que mostram a existência de áreas no DF para assentar trabalhadores rurais. Além disso, é preciso um plano que atenda a todos, pois o que o GDF apresentou só comporta 10% das pessoas atualmente acampadas”, disse Cledinei Carneiro, integrante da direção distrital do MST.
Com a ocupação, os movimentos sociais também chamam atenção para a urgência de uma reforma política e da democratização dos meios de comunicação no País.
“Estamos na semana de luta pelo Plebiscito Constituinte e reivindicamos um plebiscito oficial para que possamos ter participação no debate da reforma política, ao mesmo tempo em que sabemos que o monopólio da mídia é prejudicial para a democracia e para a nossa luta”, completou Carneiro.
A pauta de reivindicação ainda inclui a vinculação da produção à agroecologia, a manutenção da proibição da pulverização aérea e a transformação do DF em território livre de transgênicos.
Fonte: MST