Senadora destaca opinião de economistas contra austeridade fiscal
A senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) parabenizou o grupo de mais de 50 economistas que recentemente publicaram um manifesto contradizendo a ideia divulgada pela mídia de que a austeridade fiscal e monetária é a única solução para os problemas da economia brasileira.
Publicado 12/11/2014 11:06
No manifesto, os economistas alertam que a austeridade é ineficaz para a retomada do crescimento e para o combate à inflação. Afirmam ainda que a austeridade agravou a recessão, o desemprego, a desigualdade e os problemas fiscais nos países desenvolvidos que a adotaram. Eles acreditam que os resultados para o Brasil também seriam ruins.
Em sua análise, disse Vanessa Grazziotin, os economistas afirmam ainda que a atual proporção da dívida pública líquida em relação à renda nacional não é preocupante e que o governo sempre conseguiu manter a inflação dentro da meta.
Para a senadora, o manifesto é importante porque contradiz a opinião expressa pela mídia de que a situação do país é ruim e que apenas medidas impopulares podem melhorar a economia nacional.
“Nós sabemos que não é bem assim. A meta da inflação, por exemplo, foi atingida sempre. Se o PIB (Produto Interno Bruto) não cresce no percentual que gostaríamos, por outro lado o direito dos trabalhadores e as políticas sociais continuam a pleno vapor; continua a pleno vapor o investimento público, que é muito importante, porque são investimentos que revertem em qualidade de vida para as pessoas”, explicou a senadora.
Da Redação em Brasília
Com Agência Senado