Dilma e governadores tomam posse dia 1º de janeiro
Horário da cerimônia presidencial é definido pela equipe do novo governo. Governadores tomam posse na Assembleia Legislativa do estado.
Publicado 27/10/2014 10:58
O presidente e os governadores escolhidos pelos brasileiros já têm data para começar os trabalhos. Os novos funcionários do Poder Executivo têm posse definida pela Constituição Federal para o dia 1º de janeiro de 2015.
O horário da cerimônia de posse presidencial é definido pela equipe do novo governo em acordo com a do ex-presidente. Ela geralmente acontece na tarde do dia 1º de janeiro para que os governadores dos estados, que são empossados pela manhã, possam estar presentes.
Leia também:
Em disputa acirrada, Dilma Rousseff se reelege presidenta do Brasil
Dilma: "Quero ser uma presidenta muito melhor do que fui até agora"
O presidente e o vice-presidente da República tomam posse em sessão do Congresso Nacional. No local, eles prestam compromisso de defender e cumprir a Constituição Federal. Ainda durante a atividade, os eleitos prometem observar as leis e promover o bem geral da população. Os governadores tomam posse na Assembleia Legislativa de cada estado.
Posse e Diplomação
Existe diferença entre diplomação e posse, apesar das atividades estarem conectadas. A diplomação é um documento que atesta que o candidato eleito está apto a tomar posse perante o Congresso Nacional e acontece ainda em dezembro deste ano. Já a posse é a investidura no cargo político. É quando o escolhido pode oficialmente começar os trabalhos.
Legislativo
A data para posse de deputados e senadores no Congresso está marcada para o dia 1º de fevereiro de 2015. O dia marca o retorno das casas do recesso parlamentar e o início das atividades.
Fonte: Portal Brasil