Inflação no governo FHC era quatro vezes superior a meta

Um dos argumentos da campanha do candidato tucano Aécio Neves (PSDB) para tentar vencer o segundo turno das eleições contra a presidenta Dilma Rousseff é dizer que a economia brasileira anda maus das pernas, principalmente porque a inflação está batendo a porta dos brasileiros.

Barberagem economica do PSDB - Muda Mais

O guru econômico de Aécio, Armínio Fraga, que presidiu o Banco Central no governo de FHC, diz já ter a solução para esses e outros problemas. No entanto, quando os tucanos governaram o Brasil não tiveram a competência que hoje dizem ter. O site Barbeiragens Econômicas do PSDB listou apenas 12 trapalhadas que pioraram a economia do país e a vida dos brasileiros durante a gestão tucana, que vai da inflação à taxa de juros, passando por impostos e bancos quebrados.

Sobre a inflação, por exemplo, em 2002 era de 12,5%, quase quatro vezes a meta determinada pelo próprio PSDB. Em 1999 e 2001 o índice também ultrapassou a meta. Os juros chegaram a marca estratosférica de 45%, beneficiando somente aqueles que especulavam enquanto o desemprego e o arrocho de salários sacrificam a vida dos trabalhadores.

Quando o assunto era impostos, o tributo para quem tinha rendimento médio e para o multimilionário era o mesmo. E a balança comercial? Déficit atrás de déficit, seis anos seguidos importando mais que exportando.

Sobre as privatizações, o site aponta os dados levantados pelo jornalista Aloysio Biondi no livro “O Brasil Privatizado”, de 1999. Segundo ele, as privatizações feitas por FHC geraram um prejuízo imediato para o Brasil de mais de 2,4 bilhões de reais, que atualizando ultrapassam R$ 6 bilhões de prejuízo.

Quer saber mais, acesse o site Barberagens Econômica do PSDB.

Fonte: Muda Mais