Parlamento Europeu aprova nova Comissão Europeia
A nova Comissão Europeia (CE), encabeçada pelo ex-primeiro-ministro luxemburguês Jean-Claude Juncker, recebeu nesta quarta-feira (22) em Estrasburgo o aval do Parlamento Europeu e, segundo o previsto, começará suas funções no próximo dia primeiro.
Publicado 22/10/2014 18:09
O Executivo da União Europeia (UE) contou com o apoio de 423 eurodeputados, enquanto 209 recusaram-no. As abstenções somaram 67, de acordo com dados publicados no site oficial do bloco comunitário.
A favor da CE de Juncker votaram o Partido Popular Europeu, a maioria do grupo dos Social Democratas e grande parte dos liberais.
Os Verdes, a Esquerda Unitária e os eurocéticos declararam-se contrários. Conservadores e reformistas optaram pela abstenção.
As duas Comissões anteriores contaram com mais votos a favor na Eurocâmara.
Agora os estados membros da UE deverão aprovar formalmente a composição da CE.
Durante um período de cinco anos, Juncker e sua equipe de 27 comissários proporá leis e vigiará o cumprimento das mesmas.
Entre os principais desafios do grupo está o aumento da competitividade da UE, a criação de postos de trabalho e a segurança regional.
A propósito da composição da CE, Juncker mostrou seu pesar com a exígua quantidade de mulheres que a compõem (nove).
O vice-presidente primeiro da equipe de comissários será o holandês Frans Timmermans, enquanto a italiana Federica Mogherini figurará como alta representante para Assuntos Exteriores e Política de Segurança.
Fonte: Prensa Latina