RMB será 3ª maior moeda do mundo no médio prazo, diz instituto chinês
A moeda chinesa renminbi, ou RMB, deve tornar-se a terceira maior moeda mundial no médio prazo em uma situação otimista, disse na terça-feira o Instituto Monetário Internacional da Universidade Renmin da China (URC).
Publicado 15/10/2014 19:50
Nos próximos três ou cinco anos, o RMB deve ser a terceira maior moeda, somente depois do dólar e euro, devido à base material provida pelo sólido crescimento chinês e o robusto desempenho da moeda, disse Tu Yonghong, vice-diretora do instituto, em um seminário realizado em Londres.
O instituto divulgou seu Relatório 2014 de Internacionalização do RMB no seminário, usando o Índice Internacional de RMB (IIR) para medir a internacionalização da moeda.
O IIR toma em conta, de forma abrangente, as funções de uma moeda, incluindo fixação de preço, liquidação e reservas internacionais. O nível de internacionalização de moedas, varia de 0 (baixo) a 100 (alto).
O IIR atingiu 1,69 no final de 2013, um aumento significativo em relação ao 0,92 no início deste ano, disse Tu.
Medida pelo mesmo método, o índice de internacionalização do dólar ficou em 52,96 no quarto trimestre de 2013, seguido pelo euro (30,53), libra esterlina (4,30) e iene (4,27), disse Tu.
Zhao Xijun, vice-reitor da Escola de Finanças da URC, disse que o IIR deve atingir 20 no médio prazo, a meio à queda do índice do dólar norte-americano.
Como resultado, o RMB se tornará uma moeda internacional mais sólida e o impacto de depreciação do dólar norte-americano será minimizado. A alocação dos bens de dívida estrangeira da China também ficará mais diversificada, acrescentou.
Fonte: Xinhua