França anuncia suspensão de imposto ao transporte de cargas

A ministra francesa de Ecologia, Desenvolvimento Sustentável e Energia, Segolene Royal, anunciou nesta quinta-feira (9) a suspensão da chamada eco-taxa, um imposto ao transporte de cargas que originou grandes protestos no país desde o ano passado.

Segolène Royal

"Primeiro decidimos suspender sem prazo a eco-taxa, segundo, criar um grupo de trabalho e, terceiro, intensificar a busca de soluções sobre a situação econômica e social global do setor", disse Royal depois de uma reunião com os transportadores.

Os motoristas de caminhões de carga tinham anunciado o início de novas manifestações e bloqueios de rotas a partir do próximo dia 17 de outubro se o governo não suspendesse esse imposto.

A eco-taxa foi criada durante o governo do presidente Nicolás Sarkozy (2007-2012) e deveria entrar em vigor em janeiro de 2014, mas as autoridades tiveram que adiar diante da onda de rejeição, originada sobretudo na região da Bretanha.

Segundo seus promotores, esse tributo se aplicaria aos veículos de mais de 3,5 toneladas em 15 mil quilômetros de estradas nacionais e a arrecadação derivada seria destinada ao desenvolvimento de infraestruturas viais, sobretudo ferrovias, e a projetos favoráveis para o meio ambiente.

No entanto, os caminhoneiros da Bretanha afirmam que essa região é uma das mais expostas ao imposto porque possui poucas rodovias isentas do pagamento, o que elevaria o custo do serviço.

E inclusive a economia dessa região baseia-se sobretudo na indústria agroalimentar, um setor em crise e fortemente condicionado ao transporte de mercadorias.

Fonte: Prensa Latina