Confirmado o primeiro caso de transmissão de ebola na Europa
Depois de dois exames positivos para ebola, feitos em uma enfermeira espanhola, foi confirmado o primeiro caso de ebola transmitido na Europa. A paciente foi contaminada depois que atendeu o missionário Manuel Garcia Viejo, que morreu no fim de setembro vítima do vírus em um hospital de Madri.
Publicado 07/10/2014 09:09

Fontes do Hospital de Alcorcon informaram que a segunda análise confirmou o diagnóstico do primeiro exame feito quando a enfermeira chegou à unidade, durante a de segunda-feira (6), com os sintomas da doença.
As mesmas fontes explicaram que, devido ao elevado risco de contágio, foi ativado o protocolo de segurança previsto para situações desse tipo. No Hospital Carlos III, onde a enfermeira esteve com o missionário, foi atendido também outro paciente com ebola, o missionário Miguel Pajares, que também morreu em decorrência da doença.
Médico norte-americano
O médico norte-americano diagnosticado com ebola no mês passado foi declarado curado pelas autoridades de saúde norte-americanas.
Leia mais:
ONGs fazem apelo para ação internacional eficaz contra o ebola
Cerca de 80 pessoas podem ter tido contato com vítima de ebola nos EUA
Rick Sacra, um missionário de 51 anos que foi infectado pelo ebola na Libéria, recebeu alta do hospital em 25 de setembro, depois de os médicos revelarem que ele tinha se recuperado da doença. No entanto, Sacra voltou a ser internado no Memorial Medical Center em Worcester, Massachusetts, no sábado (4), queixando-se de tosse e febre, ainda que baixa. Ele foi colocado em isolamento.
No domingo, os exames do Centro de Controle e Prevenção de Doenças indicaram que o paciente não tinha ebola.
"Vamos retirar o dr. Sacra do isolamento e os seus médicos vão continuar o tratamento de rotina para combater a infecção do trato respiratório superior", informou o hospital em comunicado.
Fonte: Agência Brasil