EUA detiveram mais de 66 mil crianças imigrantes

Mais de 66 mil menores desacompanhados foram detidos pelas autoridades estadunidenses entre outubro de 2013 e agosto de 2014 na tentativa de entrar no país, uma crise humanitária que atualmente não perspectiva de final à vista.

Crianças imigrantes nos Estados Unidos

O Escritório de Alfândega e Proteção Fronteiriça informou que as idades das crianças presas varia de 3 a 17 anos, o que alguns observadores têm qualificado de dramático.

Tais números superaram as 38.759 mil detenções de menores registrados no ano fiscal 2013 (encerrado em 30 de setembro de 2014), sublinham relatórios de meios locais.

Organizações de direitos humanos afirmam que as crianças e mulheres imigrantes centro-americanas sob custódia nos Estados Unidos carecem de uma assistência legal adequada e sua detenção é completamente inaceitável.

O tema das crianças imigrantes soma-se a um cenário completo em matéria migratória para o presidente Barack Obama, que a dois anos de terminar seu segundo mandato na Casa Branca não pôde cumprir seu compromisso de reconstituir o sistema de imigração do país.

Ontem, Obama anunciou uma campanha nacional de seis semanas para aumentar o apoio à reforma migratória e reiterou sua intenção de ditar medidas executivas de alívio em prol de milhões de indocumentados.

No entanto, o governante foi vaiado enquanto pronunciava um discurso sobre o tema na abertura da conferência anual que organiza o caucus hispano do Congresso.

Desde sua ascensão ao governo em janeiro de 2009, aumentaram as deportações (cerca de dois milhões até a data) e mais de 11 milhões de residentes sem documentos esperam por uma lei que regularize sua situação no país.

Fonte: Prensa Latina