Rússia e RPDC analisarão colaboração bilateral

Os diálogos com seu homólogo e anfitrião, Serguei Lavrov, serão o tema central da visita oficial iniciada nesta quarta-feira (1º/10) à Rússia pelo ministro de Relações Exteriores da República Popular Democrática da Coreia (RPDC), Ri Sua-yong.

Bandeiras da Coreia Popular

No encontro, os chanceleres analisarão a cooperação bilateral, incluída a promoção do diálogo político, o comércio e o intercâmbio econômico.

A primeira visita de Ri à Rússia nos últimos quatro anos propiciará também abordar a situação da península coreana, desestabilizada pela presença de tropas e arsenais estadunidenses, e conversar a respeito do programa nuclear de Pyonyang, segundo Itar-Tass.

A visita a Moscou durará dez dias, segundo informou à agência de notícias RIA Novosti o porta-voz da diplomacia russa, Alexander Lukashevich.

De acordo com o anúncio, "os ministros discutirão questões atuais da cooperação bilateral, incluindo a ativação do diálogo político e as relações econômicas e comerciais". Segundo Lukashevich, as partes estão desenvolvendo um modelo que pode lhes permitir, em um futuro próximo, chegar a um intercâmbio comercial de US$ 1 bilhão.

Além disso, o porta-voz disse que os chanceleres discutirão a cooperação entre a Rússia e a Coréia do Norte para a paz e a estabilidade no nordeste asiático e também uma série de temas importantes da agenda internacional, particularmente, a situação na Ucrânia e no Oriente Médio e o programa nuclear iraniano.

Da redação do Vermelho,
com informações de agências