Reino Unido lança primeiro ataque contra o Estado Islâmico

Caças-bombardeiros Tornado da Força Aérea Real levaram a cabo a primeira série de ataques aéreos contra posições de militantes do grupo Estado Islâmico (EI) no Iraque, segundo relata nesta terça-feira (30) o ministro da Defesa do Reino Unido, Michael Fallon.

Bandeira do Estado Islâmico do Iraque e do Levante

Na sexta-feira, dia 26 de setembro, o parlamento britânico aprovou uma resolução autorizando bombardeios das bases do EI no Iraque. A resolução não autoriza ataques aéreos contra este grupo na Síria nem o envio das forças terrestres britânicas para a zona de conflito.

A operação militar contra o EI e outros grupos extremistas na Síria e no Iraque envolve os EUA, França, Jordânia, Bahrein, Arábia Saudita e Emirados Árabes Unidos.

Mais de 60 militantes do Estado Islâmico foram presos quando tentaram voltar ao Reino Unido, segundo divulgou na segunda-feira (29) o Michael Fallon.

"Um controle de passaportes mais rígido e o aperfeiçoamento dos sistemas de vigilância nos aeroportos e portos marítimos possibilitaram prender mais de 60 militantes do EI", destacou o titular da pasta.

Os islamitas radicais continuam "representando uma ameaça real para o nosso país", disse Fallon, assegurando que os detidos serão levados à justiça.

De acordo com a imprensa local, as agências de inteligência do Reino Unido estão monitorando deslocações de cerca de 500 britânicos que tinham ido à Síria e ao Iraque para se juntar à rede terrorista.

Fonte: Voz da Rússia