Brasília adere ao Outubro Rosa para alertar sobre câncer de mama
Em Brasília, a partir desta quarta-feira (1º), os monumentos históricos receberão iluminação rosa no lançamento da Campanha Mundial Outubro Rosa, de conscientização da importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. O movimento, realizado em vários países, se iniciou nos Estados Unidos na década de 1990 e chegou ao Brasil em 2008.
Publicado 30/09/2014 15:55
O slogan da campanha – “Acenda sua consciência” – é uma referência à iluminação rosa que os monumentos de todo o país recebem a partir desta quarta-feira (1º). E a cor remete ao laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama. O Outubro Rosa prevê ações durante todo o mês em várias cidades do país.
A Câmara e o Senado também terão uma programação especial durante o mês de outubro sobre o tema. O ato é uma iniciativa da Secretaria da Mulher da Câmara dos Deputados, em parceria com a Procuradoria da Mulher do Senado, presididas pelas parlamentares do PCdoB, deputada Jô Moraes (MG) e Vanessa Grazziotin (AM), respectivamente.
Cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
A programação, que estará disponível no site da campanha, prevê, às 18:30 de quarta-feira, o lançamento oficial da campanha com acendimento sincronizado de luzes dos prédios e monumentos públicos do Distrito Federal e abertura da exposição fotográfica “Recomeço”, que ficará em cartaz no Panteão da Pátria até o dia 10 de outubro.
A programação prevê ainda, ao longo de todo o mês, atividades esportivas, culturais e debates sobre “Câncer de mama: informação transparente, decisão consciente”, na Quinta Feminina promovida pela Procuradoria da Mulher do Senado, no dia 16; e “Prevenção e tratamento do câncer de mama: avanços e desafios”, no dia 23.
De Brasília
Márcia Xavier