“Voto nulo é uma irresponsabilidade com a nossa gente”, diz Netinho
O próximo programa eleitoral do candidato a deputado federal, Netinho de Paula, faz um chamado para os eleitores para a votação no próximo dia 05 de outubro. No vídeo, ele politiza a questão e afirma que o “voto nulo é uma irresponsabilidade com a nossa gente e que o caminho é o povo ocupar todas as instâncias de poder”.
Publicado 24/09/2014 13:09 | Editado 04/03/2020 17:16

A campanha de Netinho de Paula tem um lugar natural: as periferias das grandes cidades da região metropolitano e interior do estado de São Paulo.
Desde o início da corrida eleitoral, Netinho já passou por mais de cem cidades e em todos os debates fez questão de explicar para a população a importância do voto.
“Quem prega o voto nulo é quem quer ver o povo longe da política e utiliza-la para interesses próprios. O voto nulo não anula eleição e não é nenhuma forma de protesto. O melhor caminho é votar consciente, em alguém que represente os seus anseios. O voto nulo não muda nada”, declarou Netinho de Paula.
O entendimento da Justiça Eleitoral para a legislação em vigor é de que o voto anulado por vontade própria ou erro dos eleitores, mesmo se em quantidade superior à metade do eleitorado, não invalida a eleição.
Voto válido é aquele dado a um determinado candidato ou a um partido (voto de legenda). Os votos nulos não são considerados válidos desde 1965, conforme o Código Eleitoral (Lei 4.737/1965). Já os votos em branco não são considerados válidos desde que entrou em vigor a Lei 9.504/1997 (Lei das Eleições). Esses votos, no final das contas, são registrados apenas para fins de estatísticas.
“O pior é que quem faz a campanha pelo voto nulo ou em branco na verdade tem os seus candidatos e quando está a sós com a urna, essa pessoa faz valer o seu voto porque sabe a importância que tem”, finalizou o candidato.
Fonte: Assessoria de Comunicação de Netinho de Paula