China lamenta internação de heroi de guerra

Long Qiming, de 91 anos, o único piloto da famosa unidade aérea dos Tigres Voadores na parte continental da China, está gravemente doente e se mantém vivo por um respirador em um hospital no município de Chongqing, sudoeste da China.

Long Qiming - Xinhua

Long, que fala inglês e ama Mozart, foi hospitalizado em julho com uma infecção pulmonar grave no 1º Hospital afiliado com a Universidade da Ciência Médica de Chongqing.

Long, nascido em uma família rica de Hong Kong, participou no Grupo Voluntário dos EUA em 1943, lutando contra os japoneses durante a Segunda Guerra Mundial como Tigres Voadores.

Ele voou a famosa Rota da Aviação o Pico do Camelo, atravessando os Himalaias – chamada a rota da morte, entregando fornecimentos militares urgentes necessários para suportar a Guerra de Resistência da China contra a Agressão Japonesa e realizando missões de bombardeio contra os japoneses em Mianmar.

Após ficar desmobilizado em 1952, Long trabalhou como técnico, carregador e professor de inglês em Chongqing, a capital chinesa durante o período da Segunda Guerra Mundial.

Entre dezembro de 1941 e setembro de 1945, Tigres Voadores abateram 2.600 aviões militares japoneses, destruíram 44 navios de guerra e mataram 66.700 soldados japoneses.

Fonte: Xinhua