Bielorússia recebe nova reunião de negociação sobre a paz na Ucrânia

A segunda rodada de negociações de paz na Ucrânia será realizada nesta sexta-feira (19) em Minsk, capital da Bielorrússia, assim como ocorreu no primeiro encontro, em 5 de setembro, quando foi acordado o cessar-fogo entre as forças ucranianas e os separatistas pró-russos. O anúncio foi feito ontem pelo Ministério dos Negócios Estrangeiros da Bielorrússia.

Ucrânia - Reuters/Gleb Garanich

Além das partes em conflito, participaram da primeira rodada de negociações de paz representantes da Rússia e da Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (Osce). Até o momento, apesar de algumas violações pontuais, o cessar-fogo tem sido considerado globalmente respeitado.

O ex-presidente da Ucrânia Leonid Kuchma, que representa o país nas negociações, declarou que as conversações devem ser difíceis. Segundo ele, a expectativa é que seja aprovado um documento que indique as ações a serem tomadas para a implementação do protocolo adotado desde a última reunião.

No dia 5 de setembro, o governo ucraniano e a população do leste do país acordaram um plano de paz para terminar com o conflito armado, que já dura mais cinco meses. Entre os 12 pontos que compõem o plano, além do cessar-fogo, está prevista a troca de prisioneiros, a criação de corredores humanitários e a concessão de um estatuto especial às zonas controladas pelos rebeldes no Leste da Ucrânia.

Donetsk e o exército ucraniano planejam nova troca de prisioneiros

Uma nova troca de prisioneiros será realizada pelas milícias de Donetsk e os militares ucranianos no próximo sábado (20), segundo informações de Daria Morozova, chefe do comitê para assuntos de prisioneiros de guerra da República Popular de Donetsk.

"A troca vai ser realizada às 12h00", detalhou. Espera-se que de cada lado sejam trocados 50 prisioneiros.
A troca ocorre como parte do acordo de trégua realizado no início de setembro. Outros pontos para a manutenção do cessar-fogo e a forma de aplicação destas resoluções serão discutidos nesta sexta-feira.

Da redação do Vermelho,
com informações da Agência Brasil e da Voz da Rússia