Morre Pedral, ex-prefeito de Conquista cassado pela ditadura
O ex-prefeito do município de Vitória da Conquista, no sudoeste da Bahia, José Fernandes Pedral Sampaio, morreu na tarde da última terça-feira (16/9), em um hospital da cidade, onde se tratava de um câncer. Pedral foi uma das principais lideranças políticas da região.
Publicado 17/09/2014 12:15 | Editado 04/03/2020 16:15
No Golpe de 64, Perdal era prefeito de Conquista e foi deposto do cargo pelos militares, tendo os direitos políticos cassados. Com o enfraquecimento da ditadura, na década de 1980, torna a se candidatar à prefeitura e é reeleito. Assumiu o governo municipal pela terceira vez, em 1992.
O deputado estadual Fabrício Falcão, do PCdoB, representante da região sudoeste na Assembleia Legislativa do Estado (AL-BA), lamentou a morte de Pedral e destacou, justamente, a luta dele contra a ditadura, nos movimentos pela redemocratização do Brasil.
“Registro seu imenso papel de liderança no processo de redemocratização da sociedade brasileira e baiana. Sua firme atuação no combate à ditadura militar e sua intransigente defesa da democracia e de um Brasil soberano, desenvolvido e justo”, escreveu Fabrício, em nota.
José Pedral também foi secretário estadual de Transportes, no Governo Waldir Pires. Ele era engenheiro civil por formação, com diploma da Universidade Federal da Bahia (UFBA).
O ex-prefeito tinha 89 anos e deixa mulher e filho. O corpo está sendo velado na Casa Memorial Régis Pacheco, no município.
De Salvador,
Erikson Walla