Moscou restaura monumento a fundador do KGB

Há 23 anos, em Moscou, uma multidão enfurecida ia em direção à Lubyanka, prédio que sediava o comando do KGB, o Comitê de Segurança do Estado. As tropas do KGB, com seus oficiais presos, fora ameaçada, dizia-se que "haveria um banho de sangue se saíssem às ruas".

Por Cristiano Alves, com informações do canal Zvezda, no blog Página Vermelha

Felix Dzerjinsky

Tal como na Maydan, na praça da Lubyanka, a multidão enfurecida derrubava o monumento ao agente secreto bielorrusso Felix Dzerjinsky, que fundara a Tcheká(Sigla para Comissão Extraordinária), fundada logo após um atentado contra Lenin.

O primeiro monumento a Felix Dzerjinskiy no local foi criado em 1958, em Moscou, em frente ao prédio da Tcheká-OGPU-GPU-NKVD-MGB-KGB, projeto do escultor Yevgeniy Vutchetich.

Em outubro de 2013 o Partido Comunista da Federação Russa lançou na Duma municipal de Moscou um projeto para restaurar o monumento a Felix Dzerjinskiy, a proposta foi votada por muitos moscovitas.

Felix Dzerjinskiy foi um revolucionário, estadista e político da URSS, sendo o mais notável nome da Bielorrússia nos dias da Revolução Russa.