Governo da Nicarágua condena bloqueio dos Estados Unidos a Cuba
O presidente da Comissão de Assuntos Exteriores do Parlamento nicaraguense, Jacinto Suárez, qualificou como “infame, criminal e inútil” o bloqueio econômico comercial e financeiro imposto pelos Estados Unidos a Cuba, cuja condenação continua ainda hoje em nível internacional.
Publicado 12/09/2014 14:51

Em declarações à Prensa Latina, Suárez afirmou que a aplicação desta medida, há mais de meio século, não tem sentido e lamentou os danos irreparáveis que a ilha sofre em níveis internacionais.
Recentemente Cuba apresentou um informe sobre o tema que será levado à Assembleia Geral da ONU em outubro, e segundo o estudo, os prejuízos econômicos ocasionados até março deste ano já se aproximam de US$ 117 bilhões.
Suárez, que também é secretário de Relações Internacionais da Frente Sandinista de Liberação Nacional, criticou a continuidade das restrições ao país caribenho e as consequências negativas que causam ao desenvolvimento da ilha.
“Com o potencial e disciplina social existentes em Cuba, se pudessem inverter tudo o que custa este bloqueio, a ilha seria imensamente próspera”, disse.
Disse ainda que os “amigos de Cuba” desejam ver um país forte capaz de mostrar as injustiças do capitalismo ao mundo. E afirmou também que enquanto o bloqueio continuar, haverá solidariedade dos países progressistas com o povo cubano.
Fonte: Prensa Latina