Lula Morais comemora ampliação da Região Metropolitana de Fortaleza

Durante o primeiro expediente da sessão plenária desta terça-feira (09/09), o deputado estadual Lula Morais (PCdoB) comemorou a aprovação do projeto de lei complementar nº 144, de sua autoria, que inclui os municípios de São Luis do Curu, Paracuru, Trairi e Paraipaba à Região Metropolitana de Fortaleza.

O parlamentar agradeceu o apoio do demais deputados e, em especial, do presidente da Casa, Zezinho Albuquerque (Pros), bem como a sanção dada ao projeto pelo governador Cid Gomes. “A lei já foi publicada no Diário Oficial do Estado de ontem (08/09) e vai possibilitar que os municípios passem a ter participação dos recursos aplicados na região”, assinalou. O parlamentar citou, por exemplo, projetos nas áreas de moradia, mobilidade urbana, serviços de saúde, educação e saneamento básico. “É um ganho importante”, afirmou.

De acordo com o parlamentar, um dos benefícios imediatos para esses municípios é a inclusão no programa Federal Minha Casa, Minha Vida, uma vez que possuem uma população menor que 50 mil habitantes.

O deputado observou ainda que esses municípios, recém ingressos na RMF, também sofrem influência das atividades que envolvem a construção e operação do Complexo Industrial e Portuário do Pecém. “Esses municípios estão sendo muito impactados pela questão do Complexo, e uma das demandas é moradia”, acrescentou.

Em seu pronunciamento, o deputado abordou ainda a sucessão política, expondo que, em sua opinião, houve crescimento nas mais diferentes áreas durante a gestão petista da presidência da República. “Diversos dados que nós tivemos na economia foram evidenciados, mostrando que o Brasil avançou no salário, na economia, na produtividade, na redução do desemprego, na ampliação das universidades públicas e nos programas de habitação”, exemplificou. Para o parlamentar, os números permitem que tenhamos a convicção de que o Brasil caminha no rumo certo”.

Em aparte, a deputada Bethrose (PRB) parabenizou os municípios incluídos na região, mas lamentou o fato de Pentecostes não ter também sido contemplado, como propôs em emenda. “É uma imensa tristeza”, disse.

Fonte: Agência de Notícias da Assembleia Legislativa