Autoridades assinam convênio de acordos do processo de paz na Colômbia
A Federação Nacional de Departamentos (FND) e a Organização Internacional para as Migrações (OIM) firmaram, neste domingo (31), na capital colombiana Bogotá, um convênio para socializar os eventuais acordos do processo de paz, na etapa de pós-conflito.
Publicado 01/09/2014 10:53

Subscrito pela diretora executiva da FND, Gloria Escalante, e pelo chefe de missão da OIM na Colômbia, Marcelo Pisani, o documento forma parte das diretrizes traçadas na Assembleia de Governantes, realizada em Medellín, em agosto de 2013.
Na ocasião, os governadores apoiaram os diálogos do governo e os membros das Farc-EP se comprometeram a implementar inciativas que permitiram fazer da paz uma realidade tangível em todas as regiões da Colômbia.
De acordo com Escalante, a socialização dos acordos será levada a cabo mediante seminários e conferências pedagógicas que ofereçam aos cidadãos uma informação direta e clara, em especial sobre a rota que o país seguirá no ramo da agricultura durante o pós-conflito. “Essas medidas vão evitar distorções e más interpretações sobre os possíveis acordos de paz”, afirmou.
O convênio de cooperação também prevê prestar assistência técnica aos governadores durante o planejamento e adequação dos programas de desenvolvimento agropecuário e de terras, tendo em conta o novo cenário que o país estaria inserido.
O governo e as Farc-EP subscreveram este ano um acordo parcial sobre o desenvolvimento agrário integral, cuja proposta em marcha terá lugar apenas quando tudo estiver acordado na mesa de Diálogos de Paz instalada em Havana.
Fonte: Prensa Latina