Brasil envia militares à Rússia para avaliar sistemas antiaéreos
O Brasil enviou a Moscou na terça-feira (26), uma delegação de nove oficiais das três Forças Armadas para testar e avaliar a compra de três sistemas de artilharia antiaérea da Rússia, segundo informou o Ministério da Defesa brasileiro.
Publicado 27/08/2014 17:28

Os nove militares participarão de um exercício de campo das Forças Armadas russas e verificarão os requisitos básicos do sistema antiaéreo Pantsir-S1. O brigadeiro Gerson Machado, chefe do Departamento de Logística do Ministério da Defesa, comanda a delegação, que ficará hospedada na cidade de Tula, a 200 quilômetros de Moscou, durante os nove dias da visita. De acordo com o oficial brasileiro, os militares querem conhecer a fundo o funcionamento do Pantsir-S1 para fechar um acordo pelo qual o Brasil deve comprar três destes sistemas e receber todo o conhecimento tecnológico do equipamento.
O Ministério da Defesa do Brasil explicou que a compra servirá principalmente para a proteção de estruturas estratégicas civis e militares, como usinas hidrelétricas e nucleares. Neste sentido, observou que o Pantsir-S1 é capaz de derrubar alvos a mais de dez mil metros de altura.
Brasil e Rússia são parceiros militares desde 2008, quando foi assinado o Acordo de Cooperação Técnico-Militar. A relação entre os dois países passou então a ser regida pelo Plano de Ação de Associação Estratégica, documento assinado pela presidente do Brasil, Dilma Rousseff, e pelo presidente russo, Vladimir Putin, em dezembro de 2012. O programa considera a cooperação bilateral em longo prazo e o interesse mútuo dos dois países nas áreas industrial e militar, bem como a transferência de tecnologia de variados tipos.
Fonte: Diário da Rússia