Trabalhadores demitidos da Frutaki ganham apoio do governo baiano
A luta dos 180 trabalhadores de Nova Soure, interior da Bahia, demitidos da fábrica de sucos Frutaki para garantir seus direitos ganhou mais um aliado importante. Nesta terça-feira (19), o governador Jaques Wagner se comprometeu a ajudar na busca de uma solução para o problema. Wagner recebeu os trabalhadores durante uma visita ao município.
Publicado 22/08/2014 09:44
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Bebidas da Bahia – Sindbeb, o governador, juntamente com o senador Walter Pinheiro, se comprometeu a buscar junto à Caixa Econômica Federal e ao Ministério do Trabalho uma forma de liberar o Seguro Desemprego, o que está sendo dificultado pelo fato da Frutaki não ter recolhido o FGTS dos empregados. Wagner ficou ainda de conversar com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho, Valtércio Fonseca, para viabilizar o bloqueio de bens dos donos da empresa, a fim de garantir o pagamento das verbas rescisórias dos demitidos.
Ainda segundo o Sindbeb, o governador informou que o estado já está trabalhando para viabilizar a reabertura da fábrica, através de conversas com empresários interessados em investir na Bahia.
Esta seria a maior vitória dos 180 trabalhadores, que estão sem serviço desde o início de julho, quando a Frutaki encerrou as atividades sem pagar salários, garantir direitos ou informar oficialmente aos empregados. Desde então, o Sindbeb vem realizando manifestações e se reunindo com as autoridades competentes para encontrar uma forma de ajudar os demitidos, que estão passando necessidades.
Fonte: CTB