Governo chinês trabalha pelo voto universal em Hong Kong

O governo central chinês está determinado em realizar o sufrágio universal pela eleição do chefe do Executivo de Hong Kong em 2017, informou nesta sexta-feira (22) um alto funcionário da parte continental da China.

Hong Kong

Zhou Bo, vice-diretor do Departamento dos Assuntos de Hong Kong e Macau do Conselho de Estado, disse em uma entrevista exclusiva à Xinhua que o sufrágio universal na eleição do chefe do Executivo e Conselho Legislativo é uma meta estabelecida na Lei Básica da Região Autônoma Especial de Hong Kong.

"A política básica do governo central para a região não mudará", apontou.

Zhou espera que todas as pessoas de Hong Kong possam criar as condições favoráveis para ajudar a atingir a meta.

O governo de Hong Kong lançou um processo legítimo para revisar a maneira de seleção do chefe do Executivo em 2017 e Conselho Legislativo em 2016. O Comitê Permanente da Assembleia Popular Nacional, o mais alto órgão legislativo da China, considerará o relatório de chefe do Executivo e tomará uma decisão.

"O governo central está consistente, explícito e determinado na posição e princípios sobre o desenvolvimento do sistema político de Hong Kong", revelou.

"Como uma política básica do país a longo prazo, 'um país, dois sistemas' não será mudado", afirmou.

Uma implementação continuada e exata da política básica do governo central para Hong Kong corresponde aos interesses fundamentais do país e aos interesses gerais de longo prazo de Hong Kong, disse Zhou, acrescentando que não tem necessidade de mudar a política.

Fonte: Xinhua