Estudantes catarinenses debatem saúde pública e fortalecimento do SUS
A União Catarinense dos Estudantes (UCE) promoveu no último sábado (17) no auditório do Hospital Universitário da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), um encontro entre estudantes da saúde com o intuito de debater a importância da participação dos jovens na construção e consolidação do Sistema Único de Saúde (SUS).
Publicado 20/08/2014 11:36
Cerca de 200 estudantes de todo o estado catarinense participaram do encontro que além de discutir as bases para a criação de um sistema de saúde digno para toda a população, iniciou as mobilizações para a 15ª Conferência Nacional da Saúde, evento previsto para acontecer no próximo ano, em Brasília.
“Foi um encontro de acadêmicos da saúde, mas também tivemos a participação de estudantes de outros cursos interessados no tema. Promover tais espaços de discussão torna-se muito importante ao passo que abre precedentes para os estudantes entenderem e já começarem a pensar o SUS antes de iniciarem suas vidas profissionais. É um momento que possibilita a participação dos jovens nessa questão tão fundamental que é a saúde pública’’, falou a diretora de cultura e comunicação da UCE, Jana Zdebskyi.
Uma pauta da UNE
No ano de 2008, a UNE, em sua Caravana da Saúde, se propôs a resgatar o debate do tema como política pública, construindo assim diversos núcleos de estudantes nas universidades para discutir esta questão.
O evento mobilizou 41 universidades públicas e privadas, de 35 cidades brasileiras, percorrendo todos os estados.
‘’Tais iniciativas servem como estímulo para a produção acadêmica na área da saúde’’, salientou Jana.
Fonte: UNE