Rubens Pereira Júnior: “Pelo fim das oligarquias políticas no MA” 

O Portal Vermelho no quadro “Eleições PCdoB 2014” chega ao Maranhão e entrevista nesta terça-feira (19), o deputado estadual Rubens Pereira Júnior que concorre nestas eleições a uma vaga na Câmara Federal. O candidato faz um balanço sobre as conquistas alcançadas e os desafios a serem enfrentados pelos comunistas.

Laís Gouveia, da redação do Vermelho

Rubens Pereira - Reprodução

Rubens Pereira Júnior é advogado e está no segundo mandato como deputado estadual pelo PCdoB no Maranhão. “Mantivemos solitariamente durante anos o papel de representante comunista na Assembleia Legislativa conseguindo a adesão e a ampliação do quadro de parlamentares do Partido, determinando a permanente fiscalização e denúncia nos desmandos do governo estadual. Hoje, já ocupamos três cadeiras na Assembleia e atualmente sou líder do bloco de oposição”.

“A nossa relação com os movimentos sociais alcançou o reconhecimento com o exercício da liderança da oposição, com a conduta responsável de convocar a sociedade para a participação no mandato popular. Sou advogado e, embora não tenha origem nos movimentos sociais, procuramos levar para a Assembleia a voz desses movimentos, dos servidores públicos, da juventude, dos trabalhadores. Durante esses anos de convivência política no PCdoB percebi a importância e a necessidade dos movimentos populares como impulsionadores das transformações sociais”, afirma.

Direitos e conquistas sociais

Rubens aponta quais são as suas principais bandeiras como parlamentar: “Os direitos humanos, a transparência na gestão pública, o esporte como forma de inserção para os jovens, a reforma política, a reformulação das políticas de juventude estão em permanente pauta de discussão pelos filiados do PCdoB e eu me incluo neste debate. Pretendo ajudar o Partido a aprofundar nossas linhas políticas”.

O deputado diz que com a eleição de Lula um novo ciclo de prioridades começou a ser discutido no Brasil, defendendo o direito do acesso da população às políticas públicas e a elevação do nível socioeconômico por meio da distribuição de renda. “A atual administração da presidenta Dilma Rousseff, com o apoio do PCdoB, mantém a linha da construção de um país justo e democrático. Evidentemente que há gargalos importantes a serem sanados, e isso ficou explícito com as manifestações de junho do ano passado: É preciso investir em setores como a mobilidade urbana, habitação e saneamento”.

Reformas prioritárias

Segundo o deputado, "as reformas do marco regulatório dos meios de comunicação e do sistema político são fundamentais para o aprofundamento da democracia em nosso país, e claro, precisamos continuar avançando nas políticas públicas da educação, qualificação profissional e emprego, amparado nas garantias trabalhistas”.

Pelo fim das oligarquias políticas

Rubens Pereira Júnior afirma que o Maranhão apresenta há quase 50 anos um crítico quadro de domínio político por uma oligarquia. “O programado desmonte da estrutura de desenvolvimento da agricultura familiar quando a maioria da população vive na zona rural, o analfabetismo e a falta de emprego geraram a miséria absoluta, a violência, fazendo as famílias reféns e o êxodo de mais de um milhão e meio de trabalhadores que foram expulsos das suas terras pelo latifúndio, transformando o Maranhão em referência negativa para a imprensa e a população brasileira”.

Combate ao atraso e à miséria são prioridades

Segundo Rubens, o amplo projeto eleitoral do estado está consoante o programa do PCdoB nacional:

 “Acumular forças para um novo projeto nacional de desenvolvimento e a eleição de Flávio Dino governador representa isso. O candidato conseguiu unir a oposição em torno de um programa de governo robusto, consistente, exequível e, por isso, tem recebido adesão ampla. O ponto de partida do programa de Flávio Dino é a luta por um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) justo, que enfrente as desigualdades sociais”.

 

“Além disso, Flávio Dino tem acentuado que a gestão pública precisa barrar a latente corrupção e o uso indevido da máquina governamental em proveito de famílias oligárquicas: "As riquezas do Maranhão devem ser para todos os maranhenses. Chega de patrimonialismo” conclui.

Foto: O candidato a deputado federal Rubens Pereira Júnior, em campanha com Flávio Dino