Colômbia: Farc e governo confirmam compromisso com vítimas
As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo do presidente Juan Manuel Santos confirmaram neste domingo (17) durante as conversações de paz que se realizam em Havana, Cuba, o compromisso de trabalhar pelo reconhecimento dos direitos das vítimas do conflito armado colombiano.
Publicado 17/08/2014 19:06
Em uma declaração conjunta, as partes confirmaram "o trabalho com base em 10 princípios orientadores acordados pelo reconhecimento dos direitos das vítimas, a fim de garantir que fatos como estes não se repetirão".
A declaração foi feita após as delegações de paz das Farc e do governo terem ouvido os depoimentos do primeiro grupo de vítimas que chegaram a Cuba na sexta-feira (15) para as conversações que se desenvolvem desde 2012 com o objetivo de pôr fim ao conflito armado.
Conforme expresso nas delegações a reunião se realizou r em uma atmosfera de solenidade, respeito e acima de tudo, muita atenção para o testemunho e as propostas de cada uma das vítimas.
Nesse sentido, ambos os lados agradeceram ao primeiro grupo de vítimas do conflito, e "em particular, por compartilhar suas histórias, opiniões e propostas que foram expressas com grande coragem e sinceridade."
Estes não só agregaram elementos fundamentais para a compreensão do conflito colombiano, como propostas que contribuem para a construção da paz e uma reconciliação duradoura.
As partes agradeceram aos países fiadores –Cuba e Noruega – e acompanhantes – Chile e Venezuela – do processo de paz por sua valiosa contribuição para a realização deste evento histórico.
Com Prensa Latina