Em reunião da Unasul, Equador defende consolidar AL como região de paz
Durante reunião de ministros da Defesa da Unasul, realizada nesta sexta-feira (15) em Cartagena, na Colômbia, o Equador pretende defender o compromisso de consolidar a América Latina como região de paz. A abertura da reunião está a cargo do ministro da Defesa colombiano, Juan Carlos Pinzón.
Publicado 15/08/2014 11:27
Irá participar da reunião a ministra equatoriana Maria Fernanda Espinosa, que defenderá o desenvolvimento de uma visão compartilhada, progressista e flexível em defesa da região, com objetivo de fortalecer a paz.
De acordo com um comunicado do Ministério da Defesa da Colômbia, será impulsionada a criação e uma Escola Sul-Americana de Defesa (Esude), assim como a implementação de mecanismos e tecnologia regional de cyber defesa.
Outro tema importante para o país é a consolidação institucional do Conselho de Defesa Sul-Americano e o impulso ao seguimento dos procedimentos de aplicação de medidas para fomentar a confiança e a segurança.
Segundo a nota do ministério, no ato inaugural da reunião estarão presentes o presidente da Colômbia, Juan Manuel Santos, o secretário geral da Unasul, Alí Roriguez e representantes dos doze países membros.
Em uma reunião preparatória realizada nesta quinta-feira (14) com a participação dos vice-ministros da Defesa, foram abordados vários dos tempas incluídos na agenda. Entre os que se sobressaem está o desenvolvimento do Avião de Treinamento Básico Unasul 1, a cyber defesa, a implementação da Esude e o estabelecimento de mecanismos de resposta conjuntas para desastres naturais.
Fonte: Prensa Latina