Horário eleitoral inaugura segunda fase da campanha
Depois das redes sociais, os candidatos nas eleições gerais deste ano passam a fazer uso da propaganda eleitoral gratuita no rádio e na TV, no horário eleitoral, que será veiculado de 19 de agosto a 2 de outubro, e que é considerado o fato que mais envolve a população.
Publicado 11/08/2014 11:55
De acordo com dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), a estimativa de tempo dos 11 candidatos à Presidência da República totaliza 25 minutos de propaganda no rádio e na TV. O maior tempo de propaganda foi de 11 minutos e 24 segundos para a candidata à reeleição, a presidenta Dilma Rousseff. A coligação Com a Força do Povo é formada por nove siglas (PT, PMDB, PSD, PP, PR Pros, PDT, PDT, PCdoB e PRB).
A coligação Muda Brasil, do candidato Aécio Neves (PSDB), ficou com quatro minutos e 35 segundos. O bloco também é formado por nove partidos (PSDB, PMN, SDD, DEM, PEN, PTN, PTB, PTC e PTdoB).
Já o candidato Eduardo Campos (PSB), da Coligação Unidos pelo Brasil, terá apenas dois minutos e três segundos. A aliança é formada por seis legendas (PSB, PHS, PRP, PPS, PLP e PSL).
O restante do tempo no rádio e na TV ficou dividido entre o PSC, do Pastor Everaldo (um minuto e 10 segundos); PV, de Eduardo Jorge (um minuto e quatro segundos); PSOL, da candidata Luciana Genro (51 segundos), e Levy Fidelix (PRTB) ficou com 47 segundos.
Eymael, do PSDC, Zé Maria (PSTU), Mauro Iasi (PCB) e Rui Costa Pimenta (PCO) terão apenas 45 segundos para exporem suas ideias.
O tempo destinado aos postulantes ao Palácio do Planalto foi dividido de acordo com o número de partidos e coligações que registraram candidaturas ao cargo e a suas representações na Câmara dos Deputados.
Segundo o TSE, nos municípios onde houver segundo turno, a data-limite para o início do período de horário eleitoral é o dia 11 de outubro. O último prazo previsto no calendário eleitoral deste ano para esse tipo de propaganda é o dia 24 de outubro, dois dias antes do segundo turno das eleições de 2014. Essa data também é o último dia para a divulgação paga, na imprensa escrita, de propaganda eleitoral do segundo turno e a realização de debates, não podendo ultrapassar a meia-noite.
Da Redação em Brasília
Com Agência Congresso