Costa do Marfim suspende comunicação aérea com países afetados pelo ebola

A Costa do Marfim suspendeu, a partir desta segunda-feira (11), todas as ligações da sua companhia aérea nacional, Air Côte d'Ivoire, com os países afetados pelo ebola. Segundo fontes internacionais, o governo proibiu também a entrada de pessoas oriundas desses países ao território da Costa do Marfim. Até agora, nenhum caso de ebola foi registrado em solo marfinense, país vizinho da Libéria e da Guiné, onde um surto de ebola matou cerca de mil pessoas desde fevereiro.

Funcionários de clínica removem paciente de ebola na África

As autoridades sanitárias da Nigéria confirmaram mais um caso de ebola no território nacional, e novamente na maior cidade do país, Lagos, somando dez casos de ebola registrados. Trata-se de uma enfermeira que tinha tratado um homem que morreu de ebola no dia 25 de julho.

De acordo com a Agência de Notícias de Senegal, foi detectada no último sábado (9) em Uro a Tampa, cidade no norte do país, uma pessoa com suspeita de infeção pelo vírus Ebola. O paciente já foi isolado num hospital local. Este é o primeiro caso com suspeita do vírus Ebola no Senegal este ano.

Leia mais:
Fórum África-EUA debate negócios, meio ambiente e epidemia de Ebola

O setor de saúde do país isolou imediatamente o paciente e levou amostras para exame na capital Dakar. O resulto dos testes deve sair em 48 horas. Ao mesmo tempo, uma equipe do Ministério da Saúde foi enviada para a desinfecção da moradia do paciente.

No domingo (10), o Ministério da Saúde de Ruanda declarou que um paciente com suspeita do vírus Ebola foi isolado no Hospital Rei Faisalde, em Kigali, capital do país. Este é o primeiro caso suspeito de Ebola em Ruanda desde o início da epidemia na África Ocidental.

Segundo o Ministério, o paciente é um estudante europeu de medicina. As amostras obtidas dele já foram enviadas para um laboratório reconhecido internacionalmente para exame e o resultado deve sair em 48 horas.

Da redação do Vermelho
com informações da Rádio China Internacional e da Voz da Rússia